Menu do usuário

Semasa vai apresentar case de sucesso de tratamento de lodo na Dinamarca

Autarquia mostrará resultado de pesquisa que comprova redução do impacto ambiental

O Semasa, autarquia de água e esgoto de Itajaí, vai apresentar um case de sucesso no Congresso Mundial da Água em Copenhague, capital da Dinamarca. O tema da exposição será o resultado de uma pesquisa que comprova a redução do impacto ambiental em uma estação de tratamento. O evento reunirá mais de 10 mil profissionais do setor hídrico de 130 países.

O convite partiu da organização do evento, a partir da pesquisa apresentada pelo Semasa no Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 2021, considerado o mais importante do setor de saneamento no país. 

A pesquisa do Semasa durou um ano e provocou a redução do impacto ambiental no descarte do lodo resultante do tratamento de água. “Enquanto construímos uma estação de tratamento do lodo, descobrimos e provamos que a aplicação de uma metodologia na execução das descargas nos decantadores e limpeza dos filtros poderia reduzir o impacto ambiental até que a obra fosse concluída. As pesquisas efetuadas a montante e a jusante do ponto de lançamento do lodo, no canal retificado do rio Itajaí-mirim, mostram ausência de impacto ambiental”, explica o diretor de Saneamento da autarquia, Victor Silvestre. 

Além de Victor, participarão do painel o diretor-geral da autarquia, Rafael Luiz Pinto, e o engenheiro civil do quadro efetivo Thiago Henrique Thomas. A pesquisa apresentada servirá de alternativa para que outras companhias de saneamento do mundo sigam a técnica na produção de água potável de maneira a mitigar os impactos, até que o tratamento do lodo seja feito. 

“Estar no maior e mais importante evento do mundo sobre saneamento é um marco para Itajaí e torna o Semasa um produtor de conhecimento e de ciência. Nos últimos anos temos investido fortemente em obras, dobrando o alcance do saneamento”, destaca Rafael.

Recentes

Mais bons negócios