A Toyota está comemorando o sucesso de vendas da picape Hilux há 55 anos no mercado internacional, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Desde 1968, quando foi apresentada no Japão com o nome de Hilux ou Tacoma, a picape média da Toyota tem sido vendida e soma números positivos em um sucesso constante no mundo inteiro.
Em 2022, o modelo fechou o ano na liderança em sua categoria com 48.606 unidades vendidas no Brasil. Vendeu quase o dobro em relação à segunda colocada do ranking de picapes médias, a Chevrolet S10. Em 2023, a Hilux segue líder de mercado com 6249 emplacamentos no primeiro bimestre, representando 40,4% do mercado do segmento de picapes médias e também quase duas vezes mais do que a mesma segunda colocada.
O nome “Hilux” tem origem da fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo). A primeira Hilux era equipada com um motor de 1,5 litro de 70 cavalos. Era o mesmo propulsor do caminhão leve Toyoace, que tinha a cabine em cima do motor. A transmissão era manual de quatro marchas com alavanca de câmbio na barra de direção. A atual linha da Hilux recebeu em 2020 uma atualização no motor a diesel, que conta com 204 cavalos de potência e é acoplado ao câmbio automático ou ao manual, ambos de seis marchas.
Em 2022, Hilux vendeu quase o dobro da segunda colocada