O grupo Calvo, detentor da marca Nauterra, responsável pela produção do atum Gomes da Costa, fez uma homenagem aos 165 anos de Itajaí – cidade onde fica a sede da empresa – comemorados neste domingo, 15 de junho. Uma edição limitada de latinhas de atum com ilustrações de pontos turísticos da cidade.
“Para homenagear essa cidade que inspira com sua cultura rica e paisagens deslumbrantes, a Nauterra preparou algo especial: uma edição comemorativa das latinhas de atum Gomes da Costa, com ilustrações dos principais pontos turísticos da cidade”, explicou a empresa ao divulgar o conteúdo institucional. A edição não será vendida e está sendo distribuída como ação especial da marca para alguns presenteados de Itajaí. “A ação tem como objetivo celebrar a data e reforçar a conexão com a cidade-sede das operações da Nauterra no Brasil”, informou a empresa.
Com sede na cidade, a Nauterra é uma empresa global de alimentação com mais de cinco mil colaboradores e presença em sete países: Brasil, Espanha, Itália, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e Argentina. Os produtos da empresa são distribuídos em mais de 70 países.
Pacto global da ONU
Signatária do Pacto Global da ONU, a Nauterra assumiu o compromisso de gestão responsável com 21 metas a serem cumpridas até 2025, em três áreas principais: oceanos, meio ambiente e pessoas.
Na semana passada, a empresa participou da Semana do Meio Ambiente e do Dia Mundial dos Oceanos com o mutirão de limpeza “Juntos pelo rio”, em parceria com o Semasa e o Porto de Itajaí. A 12ª edição da ação resultou na coleta de 8,5 toneladas de resíduos que foram descartados corretamente, entre recicláveis e não recicláveis.
Também neste ano, a Nauterra firmou parceria com a instituição Eco Local, por meio do programa Oceano Protegido Brasil — iniciativa voltada à limpeza de áreas costeiras desabitadas ou de difícil acesso. O programa promove ainda mutirões com a participação ativa dos colaboradores da empresa. A meta é remover cerca de 40 toneladas de lixo marinho até dezembro de 2025.
Meio ambiente
Além disso, para incentivar o engajamento interno, a Semana do Meio Ambiente contou com palestras com especialistas convidados e ações educativas sobre gestão de resíduos, energia sustentável, descarbonização, mudanças climáticas e uso consciente da água.
As atividades ambientais estão alinhadas às políticas permanentes da empresa, que incluem iniciativas como o fornecimento responsável de pescado. A Nauterra adota um rigoroso sistema de compras responsáveis, que permite monitorar e mitigar riscos sociais, ambientais e de governança em toda a cadeia de valor, inclusive junto a fornecedores de pescado.
A empresa faz a gestão de todos os resíduos resultantes das operações de sua frota própria. Também exige, por meio de um robusto código de conduta para fornecedores, a adoção de sistemas adequados de gerenciamento de resíduos nas embarcações e nas unidades fabris, incluindo o descarte correto de apetrechos de pesca, como redes e linhas. As embarcações passam ainda por auditorias periódicas.
Edição limitada é homenagem ao aniversário de 165 anos de Itajaí (Foto: Fran Marcon)