Às vezes, grandes mudanças começam com um simples gesto e quando muitas mãos se unem, o impacto se multiplica. Foi exatamente isso que aconteceu na Praia do Molhe, em Itajaí, onde a Nauterra, empresa que opera a marca Gomes da Costa no Brasil, liderou um mutirão que uniu cuidado com a natureza, engajamento social e propósito.
A ação celebrou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e o Dia da Árvore, transformando a data em um movimento real: 120 voluntários, entre colaboradores da empresa e moradores da região, se reuniram para limpar a praia e restaurar a restinga.
O resultado impressiona
• 154,8 kg de resíduos retirados do ambiente
• 36 mudas nativas plantadas, ajudando a recuperar o ecossistema local
A mobilização contou com a Eco Local na execução e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) na viabilização, além do apoio do Coletivo Itajaí Lixo Zero, Comitê Itajaí – Movimento ODS SC e Sodexo.
O que foi feito com os resíduos?
• 86 kg foram reciclados
• 26,8 kg foram destinados como rejeito
• 42 kg ganharam novo uso, transformados em outros materiais pela Eco Local
A iniciativa faz parte do Projeto Oceano Protegido Brasil, da ONG Eco Local, que já fez mais de 100 operações ambientais em 2025 com apoio da Nauterra. A ação reforça o compromisso da empresa com o ODS 14 – Vida na Água e marcou o início da Semana ODS na Prática.
Material foi reciclado, transformado e os rejeitos descartados da forma correta