A central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu a Certidão de Reconhecimento do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para renovação e extensão de escopo de análises em águas e efluentes.
Foram habilitados 18 novos tipos de ensaios, entre eles as análises de metais e de toxidade da daphnia, que são realizados por meio do Laboratório de Ecotoxicologia Marinha (Letox) da Univali.
Atualmente a Clean mantém 53 ensaios reconhecidos pelo IMA. Além da entidade estadual a Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos tem a acreditação da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), e da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para análises de bebidas alcoólicas.
O contato com o serviço pode ser feito pelo telefone (47) 3341-7801, pelo WhatsApp (47) 99175-8712 ou pelo e-mail: clean@univali.br. O portfólio completo de atividades oferecidas pode ser consultado no endereço: www.univali.br/clean.
Sobre a Clean
O foco de trabalho da Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean) são matrizes de insumos e produtos farmacêuticos, saneantes, cosméticos, águas, efluentes, alimentos e bebidas, como vinhos, bem como a identificação e quantificação de fármacos, produtos químicos, entre outros.
Na Clean, hotéis, condomínios, clubes, escolas, hospitais e indústrias podem realizar, ainda, análises físico-químicas e microbiológicas de água de consumo, efluentes industriais e piscinas.
As atividades do setor, criado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Univali, estão concentradas no bloco E3, no campus de Itajaí.
Foram habilitados 18 novos tipos de exames