Menu do usuário

Imposto de Renda tem novas regras para 2024

Prazo para declaração vai até 31 de maio com novidades na área de investimentos; veja o que muda

 

A declaração do Imposto de Renda deste ano tem novidades. A partir de agora será preciso declarar os bens no exterior, investimentos com moedas digitais e também custos com pagamentos de pensão judicial. 

Na hora de preencher a declaração, é preciso ficar atento para informar as diversas fontes de rendimento. Será preciso declarar: salários, aluguéis, investimentos, horas extras, remuneração de estagiários, férias, premiações, pensão e aposentadoria, por exemplo. 

Já quem tem bens no exterior, será exigida a titularidade de trust, que consiste na transferência da propriedade de seus bens para um “trustee” para administrá-los em nome de outras pessoas até o final do ano fiscal, além da atualização, a valor de mercado, desses ativos. 

Quanto às moedas digitais, será preciso declarar individualmente na ficha de Bens e Direitos, especificando o tipo de criptoativo e a custódia. No grupo dos criptoativos será preciso especificar se são outras criptomoedas ou criptoativos, o nome da empresa e o CNPJ ou o modelo de carteira digital usado. 

O prazo, que começou no dia 15 de março, vai até o dia 31 de maio. A declaração pode ser realizada digitalmente no site da receita ou on-line pelo e-CAC. 

 

Recentes

Mais bons negócios