A Hyundai reivindicou o posto de carro mais vendido em 2023 no Brasil para o Creta. E, em parte, a marca sul-coreana tem razão. O SUV compacto foi o mais emplacado no varejo no mercado brasileiro.
Com isso, a Fenabrave divulgou uma nota de esclarecimento. “Todo emplacamento de veículo origina emissão de uma nota fiscal de venda. O que diferencia uma venda direta de uma a varejo é a identificação do emissor da nota. Se o CNPJ do emissor for de uma fabricante de veículos, será uma venda direta. Já as demais serão consideradas vendas a varejo” explicou a federação.
“As diretas podem ser originadas a partir de vendas corporativas, nas quais a montadora negocia diretamente com grandes clientes, como frotistas e locadoras ou em operações feitas nas concessionárias, como as para taxistas, produtores rurais e PcDs. Assim, o aumento percentual das vendas diretas pode ocorrer, como atualmente, por uma queda mais significativa nas vendas a varejo, que estão mais suscetíveis às oscilações do mercado”, finalizou.
Sendo assim, o Creta foi o primeiro colocado no acumulado de 2023 no varejo, ou seja, vendas em concessionárias, com 59.080 unidades emplacadas, enquanto a Fiat Strada liderou nas vendas diretas mais as feitas no varejo, ou seja, no geral, com 120.600 unidades, sendo 87.966 diretas e mais 32.634 no varejo.