A história de Malu Girardi Pereira é prova de que dedicação, talento e propósito podem transformar carreiras e empresas. Ainda como estudante de Engenharia Ambiental na Univali, ela entrou na Nauterra como estagiária quase por acaso. Hoje, pouco mais de uma década depois, ocupa o cargo de coordenadora de meio ambiente em uma das maiores multinacionais de pescados enlatados da América Latina, dona da marca Gomes da Costa.
Malu iniciou sua jornada em 2013, após pedir uma vaga de estágio durante uma reunião de pesquisa. Foi a primeira analista ambiental da empresa em 2015, marco que refletiu também o crescimento da relevância do setor no mercado. Em 2017, assumiu a supervisão da área e, hoje, lidera um time de 18 pessoas formado por analistas, operadores, auxiliares e jovens aprendizes.
“Eu já tinha uma atitude de me preocupar com as questões ambientais, mesmo sem ter o cargo. Quando a oportunidade surgiu, essa postura me ajudou a buscar os conhecimentos necessários para a liderança formal”, explica.
Com uma liderança que ela mesma define como “natural”, Malu ajudou a consolidar uma cultura de desenvolvimento de talentos dentro da Nauterra, apostando no crescimento de estagiários e aprendizes.
O avanço da área ambiental acompanha uma tendência global: segundo a KPMG, 79% das maiores empresas do mundo já publicam relatórios de sustentabilidade — número que era de apenas 40% em 2013. A procura por talentos “verdes” também cresce: dados do LinkedIn mostram aumento médio de 8% ao ano nas contratações entre 2016 e 2021.