Menu do usuário

Cooperativas de crédito pretendem abrir 1300 agências em 2022

Enquanto os maiores bancos do país já fecharam cerca de duas mil unidades desde o início da pandemia, as cooperativas financeiras pretendem expandir o atendimento presencial. Para moradores de quase 600 municípios do país, elas serão a única forma de inclusão bancária.

Na contramão dos maiores bancos do país — que já fecharam 2080 agências desde o início da pandemia —, as cooperativas pretendem expandir o atendimento à população. Pesquisa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) aponta que o segmento deve abrir 1,3 mil novas agências de assistência aos brasileiros até o final de 2022, o que deve consolidar as cooperativas como a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A projeção é de que a rede de cooperativas de crédito chegue a 8800 pontos de atendimento em todo o país. Em 600 municípios, o segmento será a única forma de inclusão e acesso dos moradores aos serviços bancários. Segundo João Carlos Spenthof, presidente do FGCoop, a expansão das cooperativas é importante para a retomada da economia no período de pós-pandemia de covid-19.

“Há grandes oportunidades detectadas. Existe um plano de expansão. Queremos mostrar à sociedade o quanto as cooperativas pretendem contribuir para o desenvolvimento econômico e social, e estar presentes em todas as regiões do Brasil”, destaca.

 Spenthof afirma que agências devem ser abertas também em grandes cidades e capitais. “Em bairros periféricos, por exemplo, os grandes bancos não têm interesse. Como as cooperativas não visam lucro, vemos novas oportunidades porque temos taxas e tarifas mais justas”, diz.

Spenthof afirma que a projeção é que o setor cresça acima de 30% no próximo ano, tanto na carteira de crédito quanto em contas de depósitos.

Empregos

Cada unidade aberta gera, em média, 10 empregos diretos, entre atendentes, caixas e gerentes. Isso significa que a inauguração de 1,3 mil agências deve gerar cerca de 13 mil postos de trabalho.  

 

Cada unidade aberta gera 10 empregos diretos

Mais Publieditoriais