A empresa que opera o coletivo de Itajaí, a Consórcio Atalaia, promoveu um treinamento para os mais de 200 colaboradores, entre eles motoristas, cobradores, atendentes, mecânicos e fiscais, sobre como alcançar a “Alta Performance no Transporte Público”.
Foram mais de seis horas de capacitação. As atividades foram divididas em quatro encontros nos meses de outubro, novembro e dezembro. O Consórcio Atalaia disponibilizou o curso à equipe por entender que o transporte público impacta diariamente a vida de milhares de pessoas. E, por isso, precisa de colaboradores aptos para atender os passageiros com empatia e cuidado, seguindo o lema da empresa: “Gente transportando gente para um mundo melhor”.
Inteligência emocional
Baseado em ferramentas da neurociência, o treinamento ensinou os colaboradores como utilizar a inteligência emocional somada à técnica e prática diária para atuar com excelência no transporte dos passageiros.
Os assuntos foram desde empatia, gentileza, gratidão, relacionamento interpessoal, autorresponsabilidade, autoconfiança, visão positiva de futuro, eliminação de vícios emocionais e comportamentais, gestão do tempo e das emoções e o quanto estavam dispostos a transformar seus sonhos em realidade.
Segundo a treinadora, Abilene Rodrigues, através de atividades práticas e teóricas a equipe aprendeu como alcançar a inteligência emocional por meio do autoconhecimento utilizando as ferramentas disponíveis no cérebro.
“Durante os encontros treinamos como usar os nossos 80 bilhões de neurônios a nosso favor. A ativar as químicas disponíveis no nosso cérebro como oxitocina, endorfina, serotonina para ter uma vida mais feliz e produtiva. Quando estamos felizes somos mais criativos e ficamos menos doentes”, reforça.