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Conheça as vantagens e desvantagens dos pneus simétricos, assimétricos e direcionais

A montagem incorreta dos pneus no veículo pode prejudicar o desempenho e a segurança

O pneu é um dos principais componentes do veículo na indústria automotiva já que determina o comportamento estável do carro, transfere a potência do motor para o solo e é fundamental para uma boa frenagem e para a segurança de todos, do próprio motorista e dos demais da via. Por isso, todas as categorias de competição de veículos têm testes exclusivos de pneus. 

Quanto aos tipos de banda de rodagem, três palavras dominam o assunto atualmente: assimétricos, simétricos e direcionais. Conhecer as diferentes características desses tipos de compostos pode até mudar a relação do motorista com o veículo. 

Outro detalhe importante é o motorista saber o motivo de ter lado interno e externo do pneu para que a montagem da parte de fora fique mais reforçada em relação à interna. Com a borda externa mais resistente, o pneu tem melhor desempenho em curvas e sustenta mais o peso e a força do veículo. Por isso, a maioria dos carros esportivos vem de fábrica com pneus com borda externa mais reforçada.

Pneu simétrico

A principal característica do pneu simétrico é que ele não tem sentido de rodagem, dando total liberdade para se fazer o chamado rodízio, garantindo uma maior vida útil dos compostos e desgaste mais uniforme. Com o simétrico, a montagem dos pneus é indiferente. 

Para identificar esse tipo, é muito fácil: se não há qualquer indicação na lateral do pneu sobre o lado da montagem, é porque ele é um simétrico. 

• Vantagens: tem custo mais baixo por ser o mais vendido, conta com boa durabilidade, com um desgaste mais lento, e produz pouco ruído quando está rodando.

• Desvantagem: sua tecnologia é mais antiga, com construção mais simples.

 

Pneu assimétrico

Enquanto o simétrico é o mais popular, o pneu assimétrico tem uma tecnologia mais avançada. Esse tipo é mais largo, com a banda de rodagem ficando mais em contato com o piso. Olhando-se a banda de rodagem de frente, nota-se que os dois lados do pneu assimétrico têm desenho diferente. Isso dificulta de se fazer o rodízio.

Para melhor identificar o assimétrico, o motorista deve procurar termos específicos gravados na lateral do pneu, como “exterior/interior”, “outside/inside” ou “extérieur/intérieur”, dependendo do idioma do país. Esse modelo é mais utilizado em esportivos.

• Vantagens: por ter uma banda de rodagem maior, é mais seguro na direção, especialmente em pista molhada, emite pouco barulho quando está rodando e suporta mais peso que os demais. Por isso, é indicado para carros esportivos.

• Desvantagem: seu preço é mais alto em comparação aos outros tipos.

 

Pneu direcional

Existe uma dificuldade para se distinguir pneu simétrico do direcional, porque o desenho dos dois tipos é similar se olhando a banda de rodagem de frente. No entanto, na lateral do direcional há uma flecha ou outro símbolo para identificar a direção correta da rotação. Esses sinais são colocados no pneu direcional para evitar um desgaste irregular. A colocação errada pode ainda causar problemas de dirigibilidade. O direcional é recomendado para pistas molhadas. 

• Vantagens: permite que o motorista trafegue em condições adversas com segurança, tem um custo mais acessível em relação ao assimétrico, tornando uma boa opção também para os carros esportivos, e é bom para cidades em que a temperatura e as condições climáticas mudam de uma hora para outra.

• Desvantagens: faz mais barulho quando está rodando e o rodízio exige que sejam observados os sentidos de rotação específicos.

 

 

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