Se alguém ainda duvidava da força dos carros elétricos chineses no Brasil, dezembro de 2025 tratou de acabar com qualquer discussão. A BYD deu uma verdadeira “lavada” no mercado, dominando os rankings tanto entre os 100% elétricos quanto entre os híbridos.
O grande destaque foi o BYD Dolphin Mini, que fechou o último mês do ano com 3889 unidades emplacadas, abrindo ampla vantagem na liderança entre os elétricos. Logo atrás veio o “irmão maior”, o BYD Dolphin, com 2347 unidades vendidas.
Juntos, os dois modelos tiveram um desempenho tão forte que, se fossem comparados ao mercado geral, estariam entre os carros mais vendidos do país, feito ainda mais impressionante para veículos elétricos.
Cada vez mais comum nas ruas brasileiras, o Dolphin Mini virou símbolo dessa nova fase. O modelo foi eleito uma das “Melhores Invenções de 2025” pela revista Time, reforçando sua imagem de carro elétrico acessível e popular. Atualmente, custa em torno de R$ 119 mil (com condições especiais para o público PcD), tem bateria de 38 kWh e autonomia de até 280 quilômetros, segundo o Inmetro.
E o domínio da BYD não parou por aí. Entre os híbridos, a marca chinesa também liderou: o Song Pro ficou em primeiro lugar com 3867 unidades vendidas, seguido de perto pelo Song Plus, com 3608 emplacamentos.
BYD Dolphin Mini se espalha pelas ruas do país e confirma o avanço dos elétricos chineses no Brasil