Os 100% elétricos tiveram um total de 6225 unidades emplacadas no Brasil em dezembro de 2023, com a liderança do fenômeno BYD Dolphin, com 2200 vendas e consolidado como o elétrico mais comercializado no país no ano passado, apesar de estar há apenas seis meses no mercado.
A segunda posição ficou com outro modelo da marca chinesa, o Seal, com 880 emplacamentos, seguido pelo GWM Ora 03 (745), pelo BYD Yuan Plus (485) e pelo Volvo XC40 (330).
Nos híbridos, dezembro teve 10.715 unidades vendidas. O primeiro lugar ficou com o GWM Haval H6, com 2104 emplacamentos, à frente do BYD Song Plus (1015), dos Toyota Corolla Cross (1482) e Corolla sedã (804), e do Caoa Chery Tiggo 8 Pro (702).
“Encerramos 2023 com duas ótimas medidas do governo brasileiro para atração de investimentos na indústria automotiva e na descarbonização”, avaliou Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve).
Dois importantes documentos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 30 de dezembro de 2023, permitirão ao Brasil avançar na eletromobilidade e atingir as metas de descarbonização.
Um dos documentos é a Medida Provisória 1205, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), em substituição ao Rota 2030.
O outro é o projeto de lei que cria um programa de “depreciação acelerada” do parque industrial brasileiro, visando incentivar a sua renovação tecnológica.