A troca do óleo e filtros do motor, dos pneus, a revisão dos freios são procedimentos frequentes na vida de muitos motoristas, mas geralmente isso não acontece com os componentes de amortecimento e suspensão.
“Algumas vezes, durante uma simples troca de óleo, o mecânico percebe que os amortecedores estão ‘melados’, sujos com o óleo que vazou de dentro do cilindro, um sinal de que o componente já não está mais em condições de uso e necessita ser trocado. Mesmo assim, o motorista opta por não reparar o problema”, observa Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV/Tenneco, empresa detentora das marcas Monroe e Monroe Axios.
Para ajudar os motoristas, a Monroe Axios dá dicas sobre os problemas trazidos por amortecedores desgastados.
1 - Distância de frenagem: conforme o desgaste das molas, o contato da pista com os pneus fica menos eficiente, apresentando dificuldades para parar o carro.
2 - Instabilidade na direção: com os amortecedores degastados, existe a possibilidade de solavancos, podendo a direção ficar dura, instável e barulhenta, além de os pneus perderem tração.
3 - Guinadas: se as condições dos amortecedores não são as ideais, podem haver movimentos excessivos para a direita ou para a esquerda, Quando isso ocorre, o motorista precisa fazer correções da direção a todo o momento, prejudicando ainda mais os amortecedores.
4 - Pneus deformados: quase sempre, a causa de um (ou mais) pneu deformado é um sistema de suspensão já deteriorado.
Confira quatro problemas que surgem com o desgaste dos amortecedores